É uma técnica em que todos os movimentos são conduzidos pelo cirurgião e executados através do robô.
É uma técnica minimamente invasiva realizada através de pequenas incisões, onde médico manipula e controla os braços robóticos permitindo a realização de procedimentos com maior amplitude de movimentos e precisão.
O robô cumpre a função de segurar a câmera e os instrumentos cirúrgicos, mas é o médico cirurgião quem se responsabiliza por controlar e operar o paciente.
Pode ser utilizada para tratar doenças malignas e benignas da próstata, rins e bexiga, com versatilidade e altíssima precisão.
A cirurgia laparoscópica já é um procedimento consolidado na urologia e outras especialidades, que veio substituindo a técnica por via aberta (cortes extensos).
Ela é considerada pouco invasiva, pois são realizadas pequenas incisões no abdômen do paciente, através dos quais insere-se um dispositivo de pequeno calibre que possui uma microcâmera de alta resolução, permitindo visualizarmos imagens internas do paciente, e assim operarmos dentro da cavidade abdominal.
A cirurgia endoscópica, não necessita de nenhuma incisão cirúrgica, pois é realizada através do canal da uretra com um equipamento endoscópico muito fino, que possui uma câmera na sua ponta e permite a realização de tratamentos urológicos como cálculos (pedras), hiperplasia da próstata, estenose de uretra (estreitamento), tumores de bexiga e ureter. Permite alta rápida e menos dor no pós operatório.
É uma técnica cirúrgica que veio para revolucionar os tratamentos de Hiperplasia Benigna da Próstata.
O procedimento é feito através da uretra, e o uso do laser possibilita extrema precisão ao longo do processo, sem sangramento e ótimos resultados.
É um procedimento que pode ser usado em todos os pacientes, independentemente do tamanho da próstata.
Tenho muita satisfação em poder oferecer esse tratamento, que apresenta muitas vantagens, como uma opção para os meus pacientes.